Terça-feira, 26 de Julho de 2005

Contributos Para a História do Heavy Metal II - O New Wave of the British Heavy Metal

A partir deste famoso concerto de 1979 sucedem-se um conjunto de acontecimentos que solidificam o NWOBHM no panorama musical britânico e mundial.

Entre 22 e 24 de Agosto realiza-se na Inglaterra a 20ª edição do "Reading Festival" que conta no cartaz com bandas como Krokus, Praiyng Mantis, Hellions, UFO, Def Leppard, Gary Moore & G-Force, Whitesnake, Magnum, Iron Maiden, Tygers of Pan Tang, Ozzy Ousbourne, entre outras bandas. Nunca um festival de tamanha reputação tinha incluído no seu cartaz tantas bandas de Heavy Metal!

A par deste grande evento os Saxon assinam contrato discográfico com a Carrere, distribuída pela EMI, forma-se a Neat Records e a Heavy Metal Records, editoras dedicadas a promover e lançar bandas dentro desta área musical. Ao mesmo tempo lançam-se as fundações daquela que viria a ser uma das maiores editoras independentes da área do Metal - Music For Nations.

A EMI convida Neal Kay para coordenar a elaboração de uma colectânea que reunisse temas das bandas principais deste género musical (hoje esta colectânea é uma raridade!), Tommy Vance gravava sessões com bandas para irem para o ar na BBC Radio One no programa Friday Rock Show e Geoff Barton dava início a um suplemento dedicado ao Heavy Metal no jornal Sounds intitulado Kerrang! (hoje uma das revistas mais conceituadas da especialidade).

Todos estes factores levam a que muitas bandas consigam contratos discográficos e a uma maior exposição mediática. Como é normal nestas situações, o sucesso deste tipo de sonoridade leva à formação de muitas bandas. Algumas delas começam a desenvolver a partir do NWOBHM sonoridades um pouco diferentes e a expandir os horizontes musicais do Heavy Metal.

Uma das primeiras bandas a realizar tal feito foram os Venom que com o seu disco «Black Metal» não só trouxeram uma nova sonoridade e uma nova direcção literária, como baptizaram todo um estilo. Esta banda, juntamente com os Raven, devido à sua sonoridade mais agressiva acabaram por influenciar o início do movimento trash em 1982.

Nestes primeiros anos da década de 80 os eventos relacionados com este movimento musical e cultural iam aumentando: depois do Reading Festival surge o Monsters of Rock realizado em Donnington que acabou por tornar-se no maior festival de Metal do mundo. Este festival acabou por inspirar outros pela Europa fora, acabando mais tarde por serem estes mesmos festivais os responsáveis pela morte do Monsters of Rock.

Do outro lado do Atlântico, especificamente na Bay Area de São Francisco uma banda começa a emergir - Metallica - responsável pelo impulsionamento do movimento trash a nível mundial. Na Europa, as raízes do Heavy Metal estendem-se a outros países: Suécia, Finlândia, Holanda, Noruega, França, Alemanha, ... No caso do último país mencionado dá-se mesmo um verdadeiro boom de bandas por volta de 83-85: Helloween, Kreator, Accept, Warlock Running Wild entre outras, que provocam um novo impulso ao movimento metaleiro internacional.

A par destas, outras bandas pela Europa fora iam demonstrando o seu valor: King Diamond, Celtic Frost, Trust, Obus, etc..

Mas não foi só a nível das bandas e músicos que se dá essa expansão. Pequenas editoras começaram a surgir por toda a Europa com o objectivo de editar e distribuir os trabalhos das bandas pelo maior número de países, novas revistas e programas de rádio ou mesmo de televisão (Headbangersball na MTV) vão começar a surgir na Europa e noutros continentes.

Definitivamente o Heavy Metal e suas ramificações estavam definitivamente implementadas em meados da década de 80. O NWOBHM, mais do que um estilo musical nunca bem definido, possibilitou ao Heavy Metal transformar-se num movimento musical, social e cultural autónomo e independente levando-o desde o seu carácter inicial underground à globalização, tornando-se mesmo para muitos num estilo de vida. Ainda hoje se encontra facilmente muitos registos ligados a este movimento com bandas ainda no activo e com reedições de álbuns anteriores.

 

E EM PORTUGAL? COMO FOI?

 

Em Portugal, os primeiros ecos do NWOBHM chegaram através da já extinta «Música & Som» que fez a cobertura do Reading Festival de 1981. O pioneirismo de António Sérgio com o programa «Lança-Chamas» na Rádio Comercial (se a memória não me atraiçoua) fez com que algumas bandas se tornassem conhecidas no nosso país. Um dos selos britâncos tinha mesmo distribuição em Portugal através da Rossil (já extinta) permitindo que algumas bandas como Chevy e Dark Star fossem distribuídas no nosso país.

Em relação a concertos, os primeiros foram com as Girschool, seguindo-se Diamond Head em 1984 na cidade de Lisboa e Porto. Em 1985 temos os Iron Maiden a actuar no Dramático de Cascais e no Pavilhão Infante Sagres (Porto) na famosa tour «Live After Death» com a primeira parte a ser entregue aos Helloween que poucos anos depois lançariam os famosos «Kepeers». Mais tarde chegariam os Saxon e os Def Leppard.

No que diz respeito a concertos com bandas nacionais, o primeiro registo conhecido data de 18 de Dezembro de 1985 em Santo António de Cavaleiros com as bandas The Valium, Mac Zac, Xeque-Mate, STS, Paranoid entre outras a partilharem o mesmo palco no primeiro festival de metal nacioal conhecido, seis anos depois do Music Machine em Londres (FERREIRA, Emanuel, in Revista "RIFF", Maio de 1999, n.º 4 p. 26).

Também em Portugal, se bem que a nível muito diferente, o Metal criava as suas raízes com um grupo de jovens que inspirados pelo NWOBHM e pelo trash da Bay Area "remavam contra a maré", mas deixavam as sementes necessaárias para que no final da década de 80 e início de 90 se assistisse à definitiva implantação deste estilo musical.


publicado por Metalurgia Sonora às 20:18
link do post | comentar | favorito
2 comentários:
De Anónimo a 27 de Julho de 2005 às 15:45
Taném não sei estar de outra maneira!Galecius
(http://www.metalurgiasonora.blogs.sapo.pt)
(mailto:loureiro1977@sapo.pt)


De Anónimo a 27 de Julho de 2005 às 15:24
Sempre em Grande!
abraçoTerceleiros
(http://www.terceleiros.blogspot.com)
(mailto:miguelterceleiros@gmail.com)


Comentar post

.pesquisar

 

.posts recentes

. NOVO ENDEREÇO

. NO SKY TODAY com novo víd...

. SHADOWSIDE divulgam novas...

. NEBULAH editam álbum de e...

. BRUTEFORCE lançam EP de e...

.links

.arquivos

SAPO Blogs

.subscrever feeds