Domingo, 24 de Julho de 2005

Contributos Para a História do Heavy Metal I - O New Wave of the British Heavy Metal (NWOBHM)

bandeirareinounido[1].gif

Na década de 60 do século passado a Inglaterra, através da música pop, tornou-se o centro do mundo musical. Isto levou a que ao longo de toda essa década surgissem sucessivos movimentos que transformaram em definitivo a indústria discográfica mundial.

Nos finais dos anos 60 verifica-se o surgimento de um conjunto de músicos e bandas que começam a compôr músicas baseadas em ideias e composições mais longas e com um som de guitarra mais "cortante, pesado" e distorcido. A base de inspiração para estes músicos era o blues rock fundido com a sua inspiração e emoção pessoal. Entre estas bandas e músicos encontravam-se os Deep Purple, Black Sabbath, Led Zeppelin, Cream, Jeff Beck, Slade, entre muitas outras. Do outro lado do Atlântico outros músicos e bandas iam surgindo: Alice Cooper, Aerosmith, Bob Seger, MC5, etc.

No entanto o espírito de Woodstock ía ficando para trás e a década de 70 começava a revelar uma outra sociedade e uma juventude com outros ideais e gostos musicais. Os músicos anteriormente mencionados iam dominar a cena musical rock desta década a par com outros movimentos que foram surgindo nesta altura.

De entre essas novas correntes musicais que marcaram esta época encontramos a Dance Music e o movimento Punk. Este último, surgido na segunda metade da década de 70, desempenhou uma autêntica lufada de ar fresco com um estilo musical e visual muito próprio em que o objectivo era destruir o sistema, ter um instrumento musical e estar numa banda (nem que não se soubesse tocar qualquer instrumento).

A década de 70 começava a aproximar-se do fim e alguns adolescentes começavam a deixar crescer o cabelo e dividiam-se entre entre o estilo de garagem do punk e a vontade de recriar músicas mais longas e elaboradas com o sonho de pisar grandes palcos como muitas das bandas rock que surgiram no final da década de 60 e alcançaram grande êxito na seguinte.

 Estes jovens começam a formar novas bandas e a sua direcção musical, se bem que ainda com algumas influências punk, ia buscar inspiração a um passado não muito longínquo misturado com a sua própria inspiração. De entre as muitas inspirações podemos destacar os Led Zeppelin, Black Sabbath, Thin Lizzy, Genesis, Pink Floid, Kiss ou bandas mais recentes mas que começavam já a ganhar alguma notoriedade como os Judas Priest ou Motörhead.

A propagação e divulgação destas novas bandas começou-se a fazer da mesma forma que se tinha feito até aquela altura - entre garagens e bares por toda a Inglaterra que permitiam às bandas mostrar o seu potencial. Por outro lado, e aproveitando a onda punk, surgem as gravações para tentar divulgar e registar de uma forma permanente os seus temas. Começam desta forma a surgir edições de autor com edição limitada em fita magnética ou vinil que rapidamente esgostam e se repetiam.

 No meio de todo este movimento um senhor assume um papel com destaque proeminente. Neal Kay, um ex-hippie que se converteu em Dj, começa a contratar bandas para actuar no "The Soundhouse", acabando muitas bandas dessa nova vaga por rodar nesse famoso clube britânico. Apesar de alguns anos depois ter desaparecido deste meio musical, na altura acabou por tornar-se, na opinião de alguns especialistas, "o motor de todo este movimento que se tornaria conhecido pela sigla NWOBHM" (FERREIRA, Emanuel - in Revista RIFF, n.º 3 de Abril de 1999, p. 40).

As bandas, em número muito elevado, começaram a ter nome próprio, a criar a sua própria imagem e características únicas. A sua lista é muito elevado, muitas delas nem da garagem saíram ou acabaram após os primeiros espectáculos ao vivo ou disco de estreia. No entanto aqui ficam alguns nomes para o registo: Angel Witch, Chevy, Def Leppard, Girlscholl, Samson, Jaguar, Saxon, Iron Maiden, Tygers of Pan Tang, Raven, Venom ... No meio de todo este movimento, e apesar de não se conseguir precisar com exactidão o início deste movimento, um concerto em Maio de 1979 no "Music Machine" de Londres com Iron Maiden, Samson e Angel Witch assinala, na opinião de muitos, o começo oficial da New Wave Of The British Heavy Metal.

 

                                                                                                       (Continua...)


publicado por Metalurgia Sonora às 22:58
link do post | comentar | favorito
|
3 comentários:
De Anónimo a 27 de Julho de 2005 às 15:17
Que grande contributo para a história! ainda te põe a escrever numa revista da especialidade.
abraçoTerceleiros
(http://www.terceleiros.blogspot.com)
(mailto:miguelterceleiros@gmail.com)


De Anónimo a 26 de Julho de 2005 às 19:31
Quiosk: podes ter a certeza esta resenha é para continuar. Quanto ao jantar de confraternização lá estarei.
Abraço!Galecius
(http://www.metalurgiasonora.blogs.sapo.pt)
(mailto:loureiro1977@sapo.pt)


De Anónimo a 26 de Julho de 2005 às 14:35
Excelente resenha histórica! Imagina eu que sou um conhecedor nato destas coisas de música, li até ao fim com agrado! Merece continuar... e espero que por muito posts! Muito interessante mesmo! Abraço - Amanhã jantar de confraternização, depois ligo-te! :DQuioske
(http://www.quioske.blogspot.com)
(mailto:fmaav@portugalmail.com)


Comentar post

.pesquisar

 

.Vídeo em Destaque

AMORPHIS- "You I Need" Álbum: The Beginning Of Times; Nuclear Blast

.posts recentes

. NOVO ENDEREÇO

. NO SKY TODAY com novo víd...

. SHADOWSIDE divulgam novas...

. NEBULAH editam álbum de e...

. BRUTEFORCE lançam EP de e...

.links

.Parcerias

Hosted by imgur.com

.arquivos

Hosted by imgur.com Hosted by imgur.com
SAPO Blogs

.subscrever feeds

.Visitantes



forex trading Counters