Segunda-feira, 11 de Julho de 2005

Editorial

Corria o ano de 1992 quando este vosso escriba começava a ter contacto com os primeiros sons mais pesados do espectro musical. Estes primeiros contactos surgiram por intermédio de um programa radiofónico na Rádio Televisão do Minho (RTM) intitulado "SOS" que contava com a apresentação de dois senhores com o nome de Filipe Marta e Emanuel Ferreira. Até hoje, e sem querer menosprezar o trabalho de ninguém, o melhor programa radiofónico dedicado ao Heavy Metal com uma dupla que na altura funcionava muito bem.

Por essa altura os tempos do Heavy Metal clássico, do Glam e da euforia dos anos 80 tinham sido deixados para trás e outros estilos musicais mais melancólicos, deprimentes e agressivos começavam a despontar (Grunge, Metal Gótico, Black Metal, ...).

Em Portugal o número de bandas e edições discográficas aumentava consideravelmente. Muitas eram as bandas que rapidamente gravavam demo-tapes (muitas de qualidade duvidosa) que em pouco tempo tempo eram divulgadas através de fanzines e programas de rádio (a Internet ainda era um sonho para muita gente!).

Aos já consagrados Tarantula outras bandas afirmavam-se no panorama metaleiro português: Ramp, Gangrena, W.C. Noise, Inhuman, ...

Actualmente muita coisa mudou. Os programas de rádio são em menor número, as fanzines quase que já não existem e a divulgação faz-se essencialmente via Internet.

Por esta altura muitos devem estar a pensar "mais um saudosista". Enganam-se aqueles que pensam desta maneira. A criação deste blog não pretende ser um espaço de revivalismo mas sim de recordação do que já se fez, de divulgação do que se faz e do que irá ainda surgir no futuro do Heavy Metal e suas derivações musiciais.

A principal razão prende-se com o gosto por este estilo musical que vem sendo alimentado à 13 anos e que promete continuar por muitos mais. Espero que depois desta leitura tenha o prazer da vossa visita muitas mais vezes (dos que gostam deste estilo musical e de outros que se interessam ou querem saber mais sobre estas sonoridades) e dos vossos comentários, importantes para melhorar sempre este blog.

"Hail to Metal"

Carlos Alberto F. Loureiro


publicado por Metalurgia Sonora às 21:55
link do post | comentar | favorito
|
4 comentários:
De Anónimo a 13 de Julho de 2005 às 14:57
Já cá faltava! É sempre interessante haver espaços como este.
Abraço e passa lá pelo Terceleiros!Miguel de Terceleiros
(http://www.terceleiros.blogspot.com)
(mailto:migueterceleiros@gmail.com)


De Anónimo a 13 de Julho de 2005 às 11:19
Pois então muito bem! Esse saudosismo.... enternecedor!! :D:D Podes ter aqui um blog de primeira, referência do metal português! É preciso é publicar periodicamente... Abraço grande!Quiosk
(http://www.quioske.blogspot.com)
(mailto:fmaav@portugalmail.com)


De info@gophazer.com a 23 de Novembro de 2006 às 01:35
Viva, queria deixar aqui um convite para visitares o site www gophazer .com e ficares a conhecer uma nova banda Hard Rock Portuguesa, estão lá 3 músicas disponíveis para audição (2 com download gratuito). Os PhaZer , lançaram recentemente o seu primeiro disco, o EP Revelations " em edição de autor. Seria interessante para os PhaZer , figurarem no teu blog com a noticia e review do seu primeiro disco. Contacta a banda pelo email info gophazer .com , será dado acesso a todas as músicas do disco para ficares a conhecer melhor esta nova banda e a suas mais recentes "Revelações".

Um Abraço
PhaZer ]
www gophazer .com
www.myspace.com gophazer


De IN RIA ROCKS! FESTIVAL a 26 de Agosto de 2008 às 21:09
OLÁ,

Gostávamos de saber se é possível inserir este site e este cartaz no vosso website.

Se tiverem interesse em ir ao Festival, podem pedir a acreditação para press@rockinria.net

Teremos todo o prazer em fornecê-la.

www.rockinria.net
*IN RIA ROCKS! Festival*




O festival IN RIA ROCKS irá realizar-se no dia 13 de Setembro, Sábado, na Cidade de Vagos, ao ar livre, na área da Quinta do Ega, no centro da cidade.

Este evento, organizado pela Ophiusa Eventos, pertencente ao grupo “Suspeita Produções”, tem o Alto Patrocínio da Câmara Municipal de Vagos e o Patrocínio Oficial da Cerveja Tagus e do Restaurante de Vagos “O Bifinho”, juntamente com o apoio dos Media, a mencionar: revista ibero-americana Elegy Ibérica, a revista de música nacional, Loud!, o Clip, a Rádio Terranova, entre outros vários meios noticiosos on-line.

Este é um evento musical que conta com 5 bandas nacionais de topo, tais como *Hyubris, Oblique Rain, Gwydion, Echidna, *e* TheGodiva* que vão fazer vibrar este recinto.

O In Ria Rocks abre as suas portas aproximadamente às 21:30h.

Esperamos assim, que compareçam como espectadores, nesta 3ª edição do nosso festival.
--


Comentar post

.pesquisar

 

.Vídeo em Destaque

AMORPHIS- "You I Need" Álbum: The Beginning Of Times; Nuclear Blast

.posts recentes

. NOVO ENDEREÇO

. NO SKY TODAY com novo víd...

. SHADOWSIDE divulgam novas...

. NEBULAH editam álbum de e...

. BRUTEFORCE lançam EP de e...

.links

.Parcerias

Hosted by imgur.com

.arquivos

Hosted by imgur.com Hosted by imgur.com
blogs SAPO

.subscrever feeds

.Visitantes



forex trading Counters